Março: Mês das Mulheres no Mar e onde elas quiserem

Estamos no Mês das Mulheres! Marcado pelo dia 08, com o Dia Internacional da Mulher, o mês tem se tornado um período de reflexão sobre a vida das mulheres.

As mulheres são uma das primeiras parcelas da sociedade que sofrem com os impactos ambientais, especialmente as mulheres de baixa renda. Na nossa sociedade contemporânea ainda é muito comum que as mulheres tenham como papel principal o de cuidar da família, dos doentes, dos cultivos familiares, da casa, etc. Por outro lado, é raro que esse cuidado seja reconhecido e revertido para seu próprio bem, como por exemplo, que as terras da família estejam em seu nome. As mulheres, por esse papel doméstico, sabem o que a família e a comunidade precisam, mas por falta de acesso ao cargos de tomada de decisão elas quase nunca são ouvidas.

Na conservação dos oceanos também há muitas mulheres na luta, mesmo com as desvantagens encaradas nas áreas de pesquisa e de ativismo ambiental, impostas pelas ideias antiquadas da nossa sociedade. Essas mulheres seguem transformando o mundo em um lugar melhor e mostrando que todos os seres vivos merecem respeito. Uma delas é a bióloga marinha Sylvia Earle que no auge de seus 82 continua inspirando todos nós a proteger os oceanos.

Deixamos para você refletir:

  • Se você for homem, quantas mulheres já deixaram de cuidar de si mesmas e realizar o que gostavam, em algum momento da vida, para te servir/permitir/ajudar que você pudesse chegar onde está?
    • Quem cuidou de suas roupas?
    • Quem cuidou dos seus filhos ou irmãos?
    • Quem preparou suas comidas e arrumou sua casa?
  • Se você for mulher, onde você acredita que estaria se tivesse nascido homem? Seria diferente? Existe alguma forma de você ainda atingir o que deseja? Seria possível mudar isso?
    • Você teria um trabalho diferente?
    • Estudaria mais ou outros assuntos?
    • Você iria a outros lugares?

Esperamos que as reflexões não fiquem apenas no dia 08 ou no mês de março, mas que sigam com você para sempre e te façam reconhecer o quanto as mulheres merecem mais espaço nessa sociedade.