Plataforma Educativa Repsol Sinopec

O Plataforma Educativa Repsol Sinopec é um programa itinerante e tem como objetivo levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras onde a companhia atua.

Em uma unidade móvel de 12 metros de comprimento, equipada com computadores, kits multimídias, energia solar e com capacidade para atender 25 alunos por turma, são oferecidas palestras nas áreas de saúde e meio ambiente e cursos voltados especialmente para a comunidade pesqueira.

Todas as atividades são gratuitas e desde a sua criação, em julho de 2009, o Plataforma Educativa Repsol Sinopec já esteve em dezoito cidades da costa brasileira, em algumas delas mais de uma vez atendendo a algumas das necessidades da população local, beneficiando mais de 17 mil pessoas.

Em 2017

O Programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec, em 2017, foi gerenciado e coordenado pelo Instituto Costa Brasilis (ICB) em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

O roteiro incluiu a visita aos municípios de Cananéia, Iguape, Itanhaém, Peruíbe e Guarujá, realizando ao todo, 208 atividades, dentre cursos, oficinas, palestras e apresentações diversas. As atividades foram ministradas pela equipe do ICB/IOUSP, Marinha do Brasil, RAIZ Assessoria Socioambiental, Reconectta, Repsol Sinopec, APA Marinha do Litoral Sul e pela Prefeitura de Peruíbe.

O público total de pessoas beneficiadas durante esse ciclo foi de 4480 pessoas, sendo composto por pescadores, gestores e representantes de instituições públicas e privadas, educadores, alunos da rede pública de ensino e deficientes físicos e intelectuais. Nesse ciclo, o Plataforma Educativa Repsol Sinopec atendeu, portanto, uma média de 896 pessoas por município visitado.

Em todas as localidades visitadas o programa foi muito bem recebido, contando com o apoio local de órgãos públicos municipais e estaduais, iniciativas privadas, e por entidades sociais e ambientais sem fins lucrativos. Todos esses municípios e atores envolvidos se mostraram interessados em receber novamente o programa itinerante em outras oportunidades, oferecendo apoio e o suporte necessários para o mesmo.

Em 2018

O Programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec terá nova edição em 2018, sob coordenação do Instituto Costa Brasilis, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP. As cidades a serem visitadas serão: Cananéia, Peruíbe, Iguape, Praia Grande e Bertioga.

Fique atento, em breve, para saber mais sobre as atividades que serão realizadas nesses municípios e as datas de permanência em cada um.

Realização

Equipe

  • Dr. Alexander Turra
  • Dra. Márcia Regina Denadai
  • MSc. Natália de Miranda Grilli
  • Bel. Leandro Inoe Coelho
  • Bel. Adriana Lippi
  • Beatriz Giacomini Cruz (Repsol Sinopec)

Produtos

  • Relatório Final da Plataforma Educativa Repsol Sinopec 2017

Financiadores