Atividades na Semana do Meio Ambiente em Peruíbe (SP)

ICB realiza atividades de Educação Ambiental com mais de 500 crianças em Peruíbe (SP)

Nesta Semana do Meio Ambiente foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e o Dia Mundial dos Oceanos (08 de junho), trazendo à tona importantes discussões e reflexões sobre o meio ambiente. Como foco de discussão, o tema proposto pela Organização das Nações Unidas em 2018 para o Dia Mundial do Meio Ambiente foi “Acabe com a poluição plástica”.

Alinhado ao tema proposto, o Instituto Costa Brasilis realizou atividades de Educação Ambiental com 504 alunos do 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental da rede pública de ensino do Município de Peruíbe, litoral do Estado de São Paulo.

Os alunos foram apresentados, de forma multidisciplinar e participativa, à temática do Lixo Marinho, sua composição, seu tamanho, as principais fontes e os impactos sobre os ambientes costeiros e oceânicos.

A partir de um aspecto crítico, os alunos foram instigados a identificar os papeis da sociedade frente a essa problemática, apontar soluções e medidas a serem aplicadas e propor ações no seu cotidiano de forma a minimizar esses impactos.

Uma das escolas participantes do EnTenda o Lixo foi a EMEF Professor Nepomuceno Filho. Karen Pereira, professora dessa escola, salientou a importância do projeto, que complementa os conteúdos disseminados em sala de aula com assuntos relevantes e em uma linguagem acessível aos alunos.

De acordo com a professora, “a atividade convida os alunos a repensar suas atitudes e os fazem mais responsáveis com o meio ambiente, tornando-os ainda multiplicadores dessa responsabilidade ambiental”.

O EnTenda o Lixo é uma das atividades realizadas pela equipe do Instituto Costa Brasilis e do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo no Programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec, a atividade é fruto da parceria com o Instituto Socioambiental do Plástico (Plastivida) e a Braskem.

Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos

Durante a Conferência das Nações Unidas, realizada em 1972 (Estocolmo, Suécia), foi estabelecido o Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day), celebrado no dia 05 de junho. Esta data tem por objetivo alertar os povos e nações quanto aos impactos e ameaças ao meio ambiente, propondo melhorias na qualidade de vida da população e buscando formas de não comprometer os recursos e serviços ambientais para gerações futuras.

De forma similar, celebra-se no dia 08 de junho o Dia Mundial dos Oceanos, buscando-se neste dia uma profunda reflexão sobre a importância dos oceanos para a humanidade. Também é um momento para se reconhecer e buscar soluções para os problemas enfrentados pela humanidade, como o esgotamento de recursos pesqueiros, impactos das mudanças climáticas e a degradação dos ambientes marinhos.