Plataforma Educativa Repsol Sinopec Brasil 2018

Pelo segundo ano consecutivo o Instituto Costa Brasilis está atuando, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP, no Programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec Brasil.

De maio a setembro de 2018 a equipe do Instituto Costa Brasilis atuará no planejamento e organização das atividades do programa, além de realizar atividades de Educação Ambiental com alunos de escolas públicas nos municípios visitados.

O programa existe desde 2009 e já esteve em 24 cidades do litoral dos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, levando desenvolvimento para mais de 17 mil pessoas dessas comunidades costeiras. São oferecidos cursos gratuitos de qualificação profissional para pescadores e difusão de conteúdos relacionados ao meio ambiente, segurança e saúde para estudantes e comunidade em geral. Por meio do programa, a Repsol Sinopec Brasil atua como mediador e indutor de benefícios socioeconômicos sustentáveis para as comunidades locais, agregando os interesses de diferentes partes envolvidas. A programação conta ainda com a parceria da Marinha do Brasil – Capitania de Portos de São Paulo e o AquaRio.

Uma das atividades realizadas pelo Instituto Costa Brasilis é o EnTenda o Lixo, um projeto de Educação Ambiental, resultado de uma parceria entre o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e a Plastivida – Instituto Socioambiental do Plástico e realizado pelo Instituto Costa Brasilis.

Nesta atividade, os participantes são envolvidos, de forma dinâmica e interativa, para conhecer um pouco sobre a temática do lixo marinho através de informações expostas e da participação do ministrante da atividade. Durante esta atividade, são apresentados diversos conceitos sobre o lixo marinho, sua composição, os diferentes riscos relacionados ao seu tamanho, sua origem, para onde vai quando chega aos ambientes costeiros e oceânicos, os impactos que causa nesses ambientes, os desafios para resolução desses problemas e os papeis dos diferentes atores na redução do lixo marinho.

Trata-se, portanto, de uma atividade multidisciplinar, participativa e crítica, onde os ouvintes são convidados a interagir e propor ações e atitudes que visem a minimização dos problemas causados pelo lixo marinho. Além disso, contempla um viés transformador, instigando os participantes a assumirem essas ações e aplicá-las em seu dia a dia, além de torná-los agentes multiplicadores dessas experiências e conhecimentos.

REPSOL SINOPEC BRASIL

A Repsol Sinopec Brasil é uma companhia de petróleo e gás com atividades em upstream nas bacias de Espírito Santo, Campos e Santos. A carteira de ativos inclui três campos produtivos – Albacora Leste, Sapinhoá e Lapa – além de blocos exploratórios com grande potencial. A companhia desenvolve uma série de ações em Responsabilidade Corporativa, sendo o projeto Plataforma Educativa uma delas. Mais informações em: www.repsolsinopec.com