O quanto você sabe dos Oceanos?

Dia 8 de junho comemora-se o Dia Mundial dos Oceanos. A gente ama o mar, sombra e água fresca. Mas… será que você sabe algumas curiosidades sobre esse gigante? A importância dele para você, para os outros seres e para o planeta?

Confira no quiz feito com a colaboração da Isis Nóbile Diniz do Blog Xis-Xis se o seu mar está para peixe. Descubra quem é você no ambiente marinho.

Os oceanos têm um papel importante na produção de oxigênio no nosso planeta. Você sabe o quanto de oxigênio eles produzem?

Carlos Dominique (Unsplash)
Correct! Wrong!

Cerca 50% do Oxigênio disponível na atmosfera é feito nos oceanos
Grande parte da produção do oxigênio nos oceanos é feita a partir de microorganismos do fitoplâncton, algas aquáticas microscópicas que ficam flutuando pelo mar. Apesar de pesquisadores já terem estimado que 70% do oxigênio é proveniente do mar, atualmente, as estimativas mais aceitas são de 50%.

Quanto da superfície do nosso planeta é coberto pelos oceanos?

NASA (Unsplash)
Correct! Wrong!

Qual dessas é uma das formas de como os oceanos ajudam a regular o clima da Terra?
Nosso planeta é chamado de Terra, pois nós (humanos) vivemos em terra firme ou bem próximos a ela. Mas, se pudéssemos ver nosso planeta do espaço desde os primórdios da vida, talvez ele se chamasse Planeta Azul ou Planeta Oceano.

Qual dessas é uma das formas de como os oceanos ajudam a regular o clima da Terra?

Aurelien Designatic (Unsplash)
Correct! Wrong!

O grande volume de água dos Oceanos mantém as temperaturas mais amenas no planeta
A água, o principal componente dos oceanos, tem características físico-químicas que favorecem a absorção e a liberação lenta de calor. Como consequência, ela evita que as temperaturas subam muito durante o dia ou baixem demais a noite. Aliás, isso é apontado pelos pesquisadores como um dos fatores que permitiu o surgimento e a permanência da vida na Terra.

Qual a importância dos alimentos vindos do mar para as populações de baixa renda?

Tadeu Jnr (Unsplash)
Correct! Wrong!

Garantem proteína animal para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo
As proteínas de origem animal podem ser muito caras para pessoas que vivem em condições de pobreza. Quando essas pessoas moram próximas ao mar, a pesca se torna a principal fonte de proteína animal. Porém, a pesca também pode ser feita de maneira industrial para a venda e o comércio de pescados. A pesca industrial conta com barcos que retiram grandes quantidades de pescado em pouco tempo. Por conta de pesca exagerada, alguns estoques de peixes estão acabando e, assim, faltam para os moradores locais que precisam desses alimentos. Atualmente, é necessário discutir como continuar pescado sem acabar com os peixes do mar.

Como os oceanos contribuem com as florestas tropicais como a Mata Atlântica e a Amazônia?

Joshua Hibbert (Unsplash)
Correct! Wrong!

Contribuem com a formação de chuvas
Cerca de 80% da água evaporada no mundo é proveniente dos oceanos. Ela é transportada pelos os ventos aos continentes e, dessa maneira, estimula o aumento da quantidade de chuva em certas regiões costeiras. Especificamente, florestas tropicais úmidas são muito dependentes do volume de chuvas para se manterem.

De que forma os oceanos contribuíram para que as mudanças climáticas não fossem mais drásticas até agora?

Anders Jildén (Unsplash)
Correct! Wrong!

O Oceano tem sido um grande receptor de CO₂
O gás carbônico (CO₂) é liberado quando há queima de combustíveis como carvão, gasolina e diesel. A imensa liberação de CO₂ na atmosfera pelo homem fez com que mais calor ficasse preso no nosso planeta. Mas, graças aos oceanos, parte desse CO₂ foi absorvido pelos mares fazendo com que menos gás carbônico permanecesse na atmosfera. Por outro lado, infelizmente, todo esse CO₂ absorvido em excesso torna as águas marinhas mais ácidas prejudicando a vida marinha.

Para usar a internet você tem um celular, computador ou tablet. Qual o papel dos oceanos para ele chegar até você?

Jan Boke (Unsplash)
Correct! Wrong!

O transporte marítimo é responsável pela grande parte das importações
É pelos oceanos que 90% da importação no Brasil é feita. Isso porque o transporte por vias marinhas é o mais barato. Assim, a grande maioria dos países que exporta e importa de longas distâncias opta pelo transporte marítimo. No Brasil, o Porto de Santos movimentou 12,24 milhões de toneladas em março de 2018. Um marco. Porém, o transporte marítimo e a construção de portos geram grandes impactos nos oceanos e nas regiões costeiras. Diversos minerais extraídos dos oceanos contribuem para criação de componentes eletrônicos, mas esses minerais são explorados no fundo do mar. A Internet também está relacionada aos oceanos, diversos cabos submarinos cruzam os oceanos para conectar o mundo, mas a internet não depende exclusivamente dos oceanos para existir.

Qual a porcentagem da população humana do mundo que vive próxima aos mares?

Natasha Taylor (Unsplash)
Correct! Wrong!

A cada 10 pessoas no mundo, 4 vivem perto do mar
Apesar do planeta ter cerca de 150 milhões de km² de terras emersas, “apenas” 40% vivem próximo do litoral. No Brasil, 26% dos brasileiros vivem em municípios litorâneos, mas metade da população vive a menos de 200 km de distância do mar. E olha que o Brasil é grande!

Dia dos Oceanos
Sereia(o)

Parabéns! Você é a rainha (rei) das águas! Manja tudo do oceano. Além de frequentar a praia, sabe onde está colocando os pés. Já pode sair cantando o resultado por aí.
Capitã(o)

Todos a bordo! Não acertou tudo, mas já consegue navegar sem se perder pelos sete mares, saber até onde precisa cuidar do oceano. Continue assim que logo vai ter água salgada correndo nas veias!
Haole

Amiga (o), o mar não está para peixe para você. Precisa de muita braçada para entender um pouco mais sobre essa onda que está tentando surfar. Mas tudo bem, o importante é se divertir. Insista!
Náufraga(o)

Eita, sua canoa virou e foi para o fundo do mar! É bom você começar a estudar um pouco para manjar dos paranauês marinhos. Caso contrário, como vai sair dessa ilha perdida no qual se encontra?

Gostou do resultado? Compartilhe com seus amigos 🙂

One thought on “O quanto você sabe dos Oceanos?

Não é possível comentar.