Desde de junho de 2017 o projeto “Mapeamento e avaliação da dinâmica da poluição da Bacia do Rio Acaraú como subsídio a efetivação do enquadramento” tem analisado a qualidade da água do Rio Acaraú duas vezes a cada estação do ano (outono, inverno, primavera e verão).
O Rio Acaraú é o rio que apresenta a pior qualidade de água no litoral norte paulista. Localizado em Ubatuba, o rio nasce na Serra do Mar e em pouco mais de 5 km deságua no mar, na baía do Itaguá, região central do município. Ao longo do trajeto, cruza alguns bairros que diferem entre si em uso e ocupação do solo, estrutura urbana como um todo, entre outros fatores.
Como as águas do Rio Acaraú estão muito longe de serem limpas, essa baixa qualidade também contribui para uma piora na condição da qualidade das águas na própria praia do Itaguá. Portanto, a maioria das análises de balneabilidade, que visam verificar se a água da praia é apropriada para banho, mostra essa praia como imprópria. Há muitos anos associações do bairro chamam a atenção para essa questão, pedindo por uma praia limpa em que todos possam se divertir sem se preocupar com problemas de saúde.
O nosso projeto de monitoramento do Rio Acaraú, realizado com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e financiado pela FEHIDRO, vai analisar ao longo de 2 anos a qualidade de água do Rio, usando o Índice de Qualidade de Água (IQA), índice referência da CETESB para avaliar a situação dos rios do Estado de São Paulo. Até o momento já foram feitas 6 campanhas, coletando água em 11 pontos ao longo do Rio.
São necessárias várias campanhas para que possamos entender como o rio tem sua qualidade alterada, por exemplo, por períodos de mais chuva e menos chuva, variação na população durante os períodos de alta temporada e outros fatores que poderemos analisar durante o projeto. Os resultados das campanhas de Junho de 2017 a Janeiro de 2018 já estão disponíveis. No mapa abaixo você pode clicar nos pontos e ver com a qualidade variou ao longo das campanhas em cada ponto.