Lançamento: Pulsante – Um filme sobre a Baía do Araçá

As belezas naturais da Baía do Araçá (São Sebastião/SP), o modo de vida caiçara e os dilemas vividos devido ao projeto de expansão portuária que ameaça a baía, tudo isso esta no documentário Pulsante – Um filme sobre a Baía do Araçá.

Após 2 anos de iniciado o projeto para a gravação do documentário, teremos em breve o lançamento do documentário. Confira as datas:

02 de junho – 20h00

SINDIPETRO
Rua Auta Pinder , 218 – São Sebastião/SP

08 de junho – 17h30

Auditório do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária – São Paulo/SP

Confira o trailer do documentário abaixo:

Sobre o projeto

À beira da Baía do Araçá e em meio ao contexto urbano e industrial-portuário de São Sebastião-SP (Brasil), vive um grupo de pessoas em íntima relação com o mar e seus ciclos, local onde produzem e se reproduzem socialmente. Reconhecidos por sua típica cultura caiçara, convivem desde a década de 1980 com recorrentes problemas ambientais e com a constante ameaça da expansão portuária sobre seu território. Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá reverbera através de fatos e depoimentos as diversas vozes que buscam traduzir o desejo da Baía do Araçá e da vida que ali pulsa.

Retratando as belezas naturais da Baía do Araçá (São Sebastião/SP), o modo de vida caiçara e os dilemas vividos devido ao projeto de expansão portuária que ameaça a baía, o filme visa trazer à tona o debate sobre as diferentes visões sobre o futuro deste território marinho-costeiro.  A estratégia de abordagem passa por uma imersão na cultura da comunidade caiçara, na convivência com os moradores e participação nos debates e audiências públicas na região. A narrativa do filme é conduzida de forma dinâmica, através dos depoimentos de pescadores, moradores, representantes governamentais, sindicalistas, agências ambientais, pesquisadores e organizações não-governamentais, intercalando imagens atuais do local (baía, natureza, comunidade, porto, etc.) com imagens de arquivo. A problemática é tratada de forma abrangente e atemporal, de modo que seja representativa de outras comunidades costeiras em qualquer lugar do Brasil ou do mundo, que vem passando pelo mesmo dilema de enfrentamento e resistência.