EnTenda o Lixo no Litoral Norte SP

Nos primeiros meses do ano (Janeiro e Fevereiro) o Programa EnTenda o Lixo passou por cinco praias do município de Ubatuba (SP) – Praia do Perequê-Açu, Praia das Toninhas, Praia da Maranduba, Praia do Lázaro e Praia da Fortaleza – no Projeto Tamar-Ubatuba e na praia de Guaecá, em São Sebastião.

Durante as atividades, cerca de 600 pessoas foram atendidas pelas ações “O Mar que Queremos” e “Esse lixo é seu?”. Todas foram convidadas a refletir sobre as causas, problemas e soluções relacionadas ao lixo no mar, levando em consideração a responsabilidade compartilhada, a importância de repensar nossos hábitos de consumo e a relação com o resíduo gerado.

O Programa EnTenda o Lixo é uma estratégia de mobilização e conscientização da sociedade para a melhoria da qualidade do ambiente marinho, pautada por uma abordagem problematizadora, sensibilizadora e dialética acerca da temática de lixo nos mares. Essa iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, Plastivida e Instituto Costa Brasilis, no âmbito do Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo, e conta com o apoio da Braskem e Dow.

Uma das características mais bacanas dessas ações foi a parceria realizada com diferentes grupos! Agradecemos muito pela possibilidade de somar esses esforços em ações que buscam fazer a diferença! Em rede conseguimos potencializar nossas ações! Vamos em frente, juntos!

Programa Verão no Clima

Programa organizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo:

Ubatuba Sustentável

Ação organizada por moradores da praia do Lázaro, Amigos na Preservação, Proteção e Respeito a Ubatuba e Associação Comercial de Ubatuba:

 

Praia da Fortaleza, Ubatuba-SP

 

Projeto Tamar – Ubatuba

Saguaecá, Instituto Supereco e outros parceiros

 

 

Quer saber um pouco mais sobre lixo nos mares? Dê uma olhada na história em quadrinhos “Mariana e a Batalha contra os Supermacabros”!