Menina de 5 anos mobiliza mutirão de limpeza de praia e vira personagem de História em Quadrinhos (HQ)

Mariana, de apenas 5 anos de idade, teve certeza que precisava fazer algo para cuidar das praias após participar de uma atividade do programa “EnTenda o Lixo”. Ela já havia se incomodado com a quantidade de lixo que tinha encontrado na Praias das Pedrinhas (São Gonçalo, RJ) e, com a ajuda de seu pai, organizou um mutirão de limpeza que contou com apoio do projeto, seus parentes e amigos. A história poderia ter desfecho no mutirão, em 2016, porém a inspiradora atitude de Mariana foi transformada em uma HQ.

A cartilha “Mariana e a batalha contra os Supermacabros: a ameaça do lixo nos mares” conta sobre a primeira vez que Mariana foi à praia e esperava encontrar a vida marinha. Apesar disso, se deparou com uma praia cheia de pessoas, muito lixo, e quase nenhum animal. Ao longo da história, em parceria com seu novo amigo Urubu, chamado Urulisses, são apresentados diferentes resíduos frequentemente encontrados nas praias. De forma divertida, os resíduos contam sua trajetória desde o momento do consumo até chegar na praia e desabafam, falando sobre a vontade de serem corretamente descartados. A história ainda traz os potenciais riscos que o lixo no mar traz à vida marinha e humana.

Motivada pelo exemplo de Mariana, a equipe do projeto EnTenda o Lixo quis passar essa história adiante para inspirar outras ações similares, e, além da conscientização do leitor sobre o problema do lixo no mar, visou trazer a reflexão sobre consumismo exacerbado e a alta geração de resíduos sólidos. A criação da HQ contou com a elaboração do roteiro pelo Prof. Dr. Alexander Turra, do Instituto Oceanográfico da USP, pela Dra. Márcia Regina Denadai, do Instituto Costa Brasilis, pela oceanógrafa Elisa Van Sluys Menck, e pela bióloga e ilustradora, Monique Rached. Monique, além de ser apaixonada pela natureza como um todo, com sensibilidade, conseguiu transformar o roteiro criado em desenhos expressivos e divertidos, trabalho que fez parte de seu curso em Jornalismo Científico no LabJor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A criação da HQ foi possível graças ao apoio cultural de DOW, Braskem, Fórum Setorial Por Um Mar Limpo e Plastivida, e apoio institucional da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM), da própria CIRM, da Marinha do Brasil, e do Ministério do Meio Ambiente.

Para conferir a história e jogos criados, faça o download da cartilha: www.mma.gov.br/gestao-territorial/gerenciamento-costeiro/referências ou www.marinha.mil.br/secirm/publicacoes