Como aconteceu o Recuo do Mar?

No dia 13 de agosto e no dias seguintes muitas cidades no litoral Sul e Sudeste do Brasil notaram que o nível do mar baixou bastante. Vários barcos que ficavam ancorados próximos às praias ficaram encalhados. Até mesmo a balsa de Ilhabela-São Sebastião (SP) teve problemas para transitar. Esse fenômeno foi chamado também de Maré Seca e apesar de não ser tão comum, acontece ocasionalmente na região.

Barcos encalhados na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba/SP. Foto: Claudio Gomes/PMC

O que aconteceu de verdade? Tivemos um evento meteorológico de grande escala que gerou uma circulação dos ventos no sentido anti-horário, um anticiclone, no oceano próximo da região Sul e Sudeste. Com essa circulação tivemos ventos fortes e paralelos a costa que duraram por alguns dias. Com isso, através do que chamamos transporte de Ekman, os ventos de nordeste geraram um transporte de água para longe da costa, à esquerda em relação à direção do vento.

Quando temos ventos no sentido oposto, por exemplo, de sudoeste, este transporte de água ocorre em direção à costa, causando elevação do nível do mar e causando ressacas. A persistência deste anticiclone tão próximo à costa e seus ventos intensos de nordeste contribuíram para um recuo do mar maior do que o comum e consequentemente, a drástica redução do nível do mar na região.
Veja abaixo o gráfico mostrando a ação dos ventos.

Ilustração demonstrando o recuo do mar devido a circulação de ventos, processo chamado de transporte de Ekman

Agradecemos a Carolina Barnez Gramcianinov, Mestre em Oceanografia Física e doutoranda em Meteorologia pela USP, que nos ajudou a explicar o fenômeno.