Programa Plataforma Educativa RSB 2019

Nesse mês de outubro se encerrou mais um ciclo do Programa Plataforma Educativa Repsol Sinopec Brasil.

O programa, desenvolvido e mantido pela Repsol Sinopec Brasil, conta com a parceria do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo e do Instituto Costa Brasilis, para a gestão e realização de cursos, palestras e atividades de educação ambiental.

Nesse ano de 2019 o programa visitou quatro municípios, atendendo um público total de 3085 pessoas, entre alunos de escolas públicas, marinheiros e profissionais da cadeia da pesca.

Foram realizados cinco cursos de formação de aquaviários da Marinha do Brasil, sendo três cursos de Pescador Profissional (POP), em Ilha Comprida, Santos e Ubatuba (SP) e dois cursos de Marinheiro Auxiliar de Convés (MAC), ambos em Paraty (RJ).

Também foram realizados cursos de manipulação e agregação de valor ao pescado, com apoio do Instituto de Pesca de São Paulo nos municípios de Ilha Comprida e Santos.

Em Paraty foram realizados os cursos de Monitor Ambiental e Bordado, em parceria com o Instituto de Estudos Socioculturais e Ambientais Colibri.

Além desses cursos, foram oferecidas diversas palestras, abordando a pesquisa oceanográfica, a gestão de resíduos sólidos, segurança em área de entorno de plataformas, valorização das culturas tradicionais e outros temas.

O Programa Plataforma Educativa incluiu também a atividade EnTenda o Lixo, que foi aplicada pela equipe de coordenadores locais do programa nos municípios visitados, atendendo alunos e professores de escolas públicas municipais e estaduais.