Vida Marinha - conhecer para preservar
     (livro de fotos subaquáticas)

CONTEÚDO

Equipe


Os mares e oceanos compreendem aproximadamente 71% da superfície terrestre, permitindo a existência de diferentes ecossistemas aonde encontramos representantes de diversos grupos animais e vegetais. A variedade de formas, cores e tamanhos encontrados nas espécies marinhas proporciona paisagens de extrema beleza, despertando a curiosidade e o fascínio em pessoas de todas as idades desde os tempos mais remotos. Entretanto, a contínua diminuição da biodiversidade nos oceanos, causada pelas alterações climáticas, poluição, pesca predatória e outras atividades antrópicas desordenadas, gera ameaças a este fascinante mundo submarino, com conseqüências irreversíveis, como a extinção de espécies e a destruição de habitats.

Desta forma, a conservação e preservação do ambiente marinho deve ser responsabilidade de cada ser humano e precisa começar a partir de agora. É necessário haver a conscientização através da educação ambiental, como mencionado pelo ecologista senegalês Baba Dioum: “No final das contas, conservaremos apenas o que amamos, amaremos somente o que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos ensinam”.

O projeto de elaboração de um livro com fotos subaquáticas “Vida Marinha – conhecer para preservar” tem a finalidade de, como o próprio nome diz, apresentar a exuberância de fotografias subaquáticas conscientizando os leitores da importância de preservação dos mares e oceanos, ou seja, funcionando como uma ferramenta de educação ambiental na luta pela conservação do ambiente marinho.

Equipe

  • Organizador - João Carlos Cardoso de Andrade (Instituto Costa Brasilis)
  • Fotografias - Bernardo Coelho de Andrade
 
Instituto Costa Brasilis - Desenvolvimento Sócio-Ambiental
Rua Emiliano Cardoso de Mello, 46, Vila Butantã, CEP 05360-000
São Paulo - SP - Brasil