Mais proteção do mares à vista?

O Brasil faz parte de acordos internacionais, como a Convenção da Biodiversidade, que possui metas de proteção da vida, tanto nos continentes quanto nos mares. Uma das metas pretende que cada país signatário do acordo proteja 10% da sua região costeira e marinha. Até o momento o Brasil, tem apenas 1,6% do Bioma Marinho protegido. No final do mês passado, foi noticiado que o Governo Federal propôs a criação de duas novas Unidades de Conservação marinhas uma em cada arquipélago:

  • Arquipélago de São Pedro e São Paulo: localizado no litoral do Estado de Pernambuco
  • Arquipélago de Trindade e Martim Vaz: localizado no litoral do Estado do Espírito Santo

A área proposta para cada uma das duas novas Unidades de Conservação é tão grande que, quando forem criadas, a proteção do mar brasileiro de 1,6% iria para 25%. Um grande salto para os nossos mares!

Porém fica a dúvida se as áreas serão de fato protegidas, pois existem diversas categorias de Unidades de Conservação previstas em lei, sendo que algumas permitem que haja pesca e atividades como mineração, ambas atividades que ameaçam os arquipélagos em questão.

Estamos torcendo para que essas Unidades de Conservação se tornem realidade e que de fato protejam a vida marinha. Por outro lado, a criação de Unidades de Conservação de grandes dimensões em áreas muito distantes da costa pode ter um aspectos negativo. Uma vez que atingido o objetivo final de garantir 10% dos ecossistemas marinhos protegidos no território nacional, é possível que não haja mais motivação ou pressão nacional e internacional para a criação de novas áreas protegidas, que englobem outros habitats ou visem combater outras ameaças, além da pesca predatória.

Confira algumas fotos dos arquipélagos abaixo!